quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mercado Publicitário

Mercado PUBLICITÁRIO. Bonita expressão, ne? Mas por trás disso há muitas intenções a passar.

A televisão, essa magnífica invenção que revolucionou as nossas vidas, trouxe muitas mudanças também para o mercado comercial. Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento da tecnologia, a publicidade foi ganhando cada vez mais espaço nas telinhas, através de comerciais mais bem elaborados e com isso cada vez mais somos bombardeados de anúncios, que nos enchem de água na boca, que nos dão uma imensa vontade de adquirir os produtos apresentados e que nos despertam também um enorme bem estar. Parece magia, um mundo encantador que assistimos diariamente através das maravilhosas televisões.

O mercado publicitário cresceu de uma tal maneira, que hoje somos basicamente movidos por ele. Desde um pequeno doce mostrado em um comercial na TV, à carros, paisagens, sapatos, bolsas, enfim, qualquer que seja o produto, parece que num passe de mágica, toca um alarme dentro de nós e imediatamente nos vem a vontade de adquirir, ou ao menos conhecer o produto oferecido. E diga-se de passagem, quase sempre que estamos de frente com o nosso sonho de consumo do momento, fazemos um esforcinho para conseguí-lo (as mulheres que o digam).

E é graças a esse mercado publicitário em alta, que hoje vivemos no mundo do consumismo: a roupa da novela, a novidade na maquiagem, os carros dos merchandisings, os aparelhos eletrônicos... Os mínimos detalhes. E por serem exatamente detalhes, que nos chamam ainda mais atenção e nos levam a apertar daqui, espremer dali, e quando menos esperamos, já demos aquele famoso jeitinho brasileiro e fizemos mais uma compra.

No momento da vontade da aquisição, pensamos que é só mais uma comprinha. Aí que está o grande sucesso da publicidade: é SÓ essa MAIS uma comprinha que vai fazendo gradativamente o êxito da publicidade e da propaganda.

Sim, que somos seduzidos a cada momento e das mais variáveis maneiras de exposição pela magia publicitária, sabemos. Que ela muitas vezes nos deixa endividados por nos envolver de tal maneira que só sossegamos quando conseguimos o produto sonhado, também sabemos.

Agora a pergunta que não quer calar: você imagina a televisão sem esse espaço publicitário? A evolução das coisas é tão rápida e tão “perfeita” que às vezes chegamos a nos questionar se há mais o que inventar.

E como o processo natural das coisas tende sempre à evolução, só nos resta controlar os anseios e esperar a próxima propaganda que irá nos seduzir. Sendo assim, é merecido dar os parabéns à todos os profissionais que fazem da publicidade um momento mágico e envolvente!

Um comentário: