quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mercado Publicitário

Mercado PUBLICITÁRIO. Bonita expressão, ne? Mas por trás disso há muitas intenções a passar.

A televisão, essa magnífica invenção que revolucionou as nossas vidas, trouxe muitas mudanças também para o mercado comercial. Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento da tecnologia, a publicidade foi ganhando cada vez mais espaço nas telinhas, através de comerciais mais bem elaborados e com isso cada vez mais somos bombardeados de anúncios, que nos enchem de água na boca, que nos dão uma imensa vontade de adquirir os produtos apresentados e que nos despertam também um enorme bem estar. Parece magia, um mundo encantador que assistimos diariamente através das maravilhosas televisões.

O mercado publicitário cresceu de uma tal maneira, que hoje somos basicamente movidos por ele. Desde um pequeno doce mostrado em um comercial na TV, à carros, paisagens, sapatos, bolsas, enfim, qualquer que seja o produto, parece que num passe de mágica, toca um alarme dentro de nós e imediatamente nos vem a vontade de adquirir, ou ao menos conhecer o produto oferecido. E diga-se de passagem, quase sempre que estamos de frente com o nosso sonho de consumo do momento, fazemos um esforcinho para conseguí-lo (as mulheres que o digam).

E é graças a esse mercado publicitário em alta, que hoje vivemos no mundo do consumismo: a roupa da novela, a novidade na maquiagem, os carros dos merchandisings, os aparelhos eletrônicos... Os mínimos detalhes. E por serem exatamente detalhes, que nos chamam ainda mais atenção e nos levam a apertar daqui, espremer dali, e quando menos esperamos, já demos aquele famoso jeitinho brasileiro e fizemos mais uma compra.

No momento da vontade da aquisição, pensamos que é só mais uma comprinha. Aí que está o grande sucesso da publicidade: é SÓ essa MAIS uma comprinha que vai fazendo gradativamente o êxito da publicidade e da propaganda.

Sim, que somos seduzidos a cada momento e das mais variáveis maneiras de exposição pela magia publicitária, sabemos. Que ela muitas vezes nos deixa endividados por nos envolver de tal maneira que só sossegamos quando conseguimos o produto sonhado, também sabemos.

Agora a pergunta que não quer calar: você imagina a televisão sem esse espaço publicitário? A evolução das coisas é tão rápida e tão “perfeita” que às vezes chegamos a nos questionar se há mais o que inventar.

E como o processo natural das coisas tende sempre à evolução, só nos resta controlar os anseios e esperar a próxima propaganda que irá nos seduzir. Sendo assim, é merecido dar os parabéns à todos os profissionais que fazem da publicidade um momento mágico e envolvente!

Materiais escolares terão selo de qualidade do Inmetro a partir de 2011

Os materiais escolares vão ganhar selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A regulamentação vai ocorrer até o final de setembro, mas a medida só entra em vigor em 2011.

De acordo com o gerente de Conformidade do instituto, Gustavo Kuster, a medida será tomada devido ao grande número de ligações, no último ano, de pais preocupados com a segurança do material escolar dos filhos, como borrachas com aromas tóxicos que podem causar danos à saúde das crianças, lâmina de apontadores cortantes e arestas afiadas das réguas escolares.

Segundo Gustavo Kuster, a expectativa é que os produtos com selo do Inmetro comecem a ser vendidos em outubro de 2011 - já contando com o prazo de doze meses para que a indústria se adapte. A partir das datas estabelecidas no regulamento, o produto que não tiver o selo do instituto, vai ser retirado do mercado.

O Inmetro fez uma análise de risco entre os muitos artigos escolares a fim de verificar aqueles que realmente oferecem risco às crianças. De acordo com Gustavo Kuster, os 12 grupos de produtos escolares vão passar por, pelo menos, duas equipes de ensaio: os ensaios químicos, que visam a verificar a toxidade do artigo e o ensaio físico e mecânico, que tem como objetivo verificar os aspectos construtivos do produto, se eles apresentam algum tipo de risco às crianças.

- Principalmente no início da fiscalização, os produtos não conformes serão apreendidos e o fabricante e o lojista notificados. No caso da reincidência, aí sim, começa a aplicação da multa e esse valor é gradativo, a partir do momento em que as reincidências vão acontecendo - ressaltou durante entrevista à Agência Brasil.

Ainda segundo ele, todo produto comercializado no país, nacional ou importado, vai ter que atender a essa regra.

Polícia Federal fecha bingo clandestino na zona sul do Rio

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal fecharam nesta quarta-feira (15) um bingo que funcionava clandestinamente na rua Barata Ribeiro, 181,em Copacabana, zona sul da cidade. No local funcionavam vídeo bingos. Um proprietário foi preso em flagrante e o outro fugiu por uma passagem secreta.

Segundo o delegado da especializada, Marcelo Daemon, os policiais chegaram até o bingo através de uma denúncia, que demorou quinze dias, até o fechamento do estabelecimento.

“Quando nós chegamos, identificamos o responsável pelo local, que foi preso em flagrante e todos os demais que estavam no interior do bingo foram identificados e serão ouvidos posteriormente”, disse.

Daemon disse ainda que no momento em que os policiais chegaram, o bingo estava funcionando normalmente e havia cerca de 40 clientes na casa. Aproximadamente 30 máquinas de sorteio eletrônico foram apreendidas e serão levadas para a sede da Polícia Federal. Posteriormente vão ser encaminhadas à Receita Federal para destruição.

“Agora todo o material é apreendido, encaminhado para a Receita Federal, depois é a elaboração do laudo pericial. O preso vai ser encaminhado ao presídio, vai ser formalizada a prisão em flagrante e o dinheiro apreendido é encaminhado para a Caixa Econômica Federal”, informou.

Segundo ele, os bingos são proibidos porque existe uma lei elaborada pelo Congresso Nacional que veda a exploração por particulares de jogo de azar e a máquina que sorteia os números também é de importação proibida.

De acordo com o delegado, o responsável pelo bingo vai responder pelo crime de exploração de produto de contrabando e a pena varia de 1 à 4 anos de prisão. Com o fechamento deste estabelecimento, o delegado estima que neste ano já tenham sido fechados aproximadamente 20 bingos.

Programa da Light troca geladeiras antigas de moradores de comunidades no Rio

O Programa Comunidade Eficiente da Light vai beneficiar cerca de 900 moradores das comunidades da Providência e Pedra Lisa, na zona portuária do Rio. O programa vai fazer o cadastramento dos moradores para a troca opcional de geladeiras antigas, que consomem mais energia, por refrigeradores mais modernos, que consomem apenas 15,8 KWh mês, um quarto a menos do que os aparelhos convencionais, além de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e troca de fiação elétrica interna das residências.

Segundo o superintendente de relacionamento com as comunidades da light, Mário Guilherme Romano, o programa é importante para mostrar ao cliente que ele pode utilizar a energia para tudo que ele precise de forma eficiente, o que torna o custo mais econômico.

“A gente não quer na verdade ensinar o cliente a economizar energia, a gente quer ensinar o cliente a usar a energia de forma eficiente”, disse.

Segundo Romano, a troca dos equipamentos está prevista para o mês de outubro.
As geladeiras antigas serão descartadas de maneira sustentável: serão retirados o gás da geladeira e as peças que estiverem em bom estado vão ser reutilizadas.

O evento vai contar com uma tenda para dar dicas de uso eficiente e racional de energia para os moradores. Mário ressaltou, que um dos maiores desperdícios de energia são as conecções de fios mau feitas dentro das residências.

Ele disse também que, identificadas essas má instalações, dentro das residências, que causam grande desperdício de energia, a empresa refará toda a parte elétrica a fim de que não haja perda, além da troca da fiação clandestina.


“Esse clientes passarão a pagar a conta. Todo esse trabalho que a gente está fazendo é para a conta ser uma conta que caiba dentro do bolso do cliente”. disse.

Esta é a 6ª edição do programa, que já beneficiou mais de 300 comunidades desde 2002. Nesta edição a novidade do programa é a reestruturação de toda a rede de distribuição da localidade, a fim de que haja uma energia de boa qualidade sem risco de choques elétricos e queima de aparelhos.

Academias de ginástica da zona oeste do Rio são inspecionadas e tem suas cantinas fechadas

A Delegacia do Consumidor (Decon) em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), realizou, hoje (5), uma operação nas academias de ginástica da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade.

O objetivo foi apurar ligações clandestinas de energia e água nos estabelecimentos, além de fiscalizar a existente de produtos impróprios para o consumo.

Segundo o delegado titular da Decon, Carlos Augusto Nogueira Pinto, não há uma freqüência delimitada de inspeções. Elas são feitas a partir de denúncias da população. Segundo ele, das 18 academias inspecionadas, 4 foram denunciadas.

“Além de ligações clandestinas de água, nós constatamos mercadorias impróprias ao consumo. Produtos com validade vencida, produtos que não continham as suas respectivas etiquetas de data de fabricação, data de vencimento. Produtos que não foram encontrados qualquer regularidade no seu comércio”, disse.

Pinto ressaltou que as pessoas adquiriam as mercadorias e não sabiam o dia que foram fabricadas, nem quando expirava a validade.

Ele disse ainda, que as irregularidades mais encontradas são produtos estragados, que recebem armazenamento precário, o que os tornam impróprio para qualquer tipo de consumo.

“Muito acontece dos produtos serem etiquetados e quando acaba a validade, novas etiquetas surgirem. As pessoas conseguem colocar novas etiquetas e o produto que tinha uma determinada durabilidade fica sobrecarregado e perece de forma mais rápida”, enfatizou ele.

Ainda segundo o delegado, as cantinas foram interditadas e os materiais recolhidos e levados à perícia.

“Não estamos aqui para prejudicar ninguém, nós só queremos regular o funcionamento dos estabelecimentos que deveriam, por necessidade, funcionar de forma correta”, afirmou.

Pinto disse que todos os estabelecimentos devem funcionar de forma correta, sobretudo aqueles de convênios alimentícios.

Programa Rio, Criança Global

O Programa Rio, Criança Global foi implantado hoje (02) pelo prefeito Eduardo Paes e a secretária de Educação Claudia Costin na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello, no Leblon, zona sul da cidade. As aulas para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental já começaram na maioria das escolas desde a semana passada e a previsão é que as 767 escolas da rede municipal estejam com o programa implantado até as próximas duas semanas.

Segundo a secretária Cláudia Costin, esse projeto é importante para garantir que cada criança aprenda inglês, o que pode aumentar as oportunidades oferecidas no futuro em termos de empregabilidade. O projeto ajudará também para que as crianças possam ser anfitriãs durante os jogos olímpicos de 2016.

“O grande objetivo do programa é fazer com que essas crianças sejam fluentes dentro do que uma escola consegue fazer em inglês, ou seja, que não saibam só a gramática inglesa como é previsto ensinar nas escolas de ensino fundamental, mas também o inglês falado”, disse.

Cláudia Costin disse ainda, que a ênfase maior durante os três primeiros anos do Ensino Fundamental é no inglês oral para que eles possam se comunicar e para que não haja prejuízo na alfabetização ao se misturar duas línguas escritas.

A secretária explicou que os professores e coordenadores pedagógicos foram capacitados pelo curso Cultura Inglesa no último mês de julho.

“Os professores de língua inglesa que nós selecionamos, já selecionamos pensando em pessoas que vão trabalhar do 1º ao 3º anos. Eles não só tiveram prova escrita para mostrar domínio de inglês, mas também prova oral e capacidade de comunicação com as crianças”, disse a secretária.

Ela disse ainda que professores de outras disciplinas vão ter aulas de inglês pela internet. A intenção é fazer com que esse momento seja de preparo para todas as redes de escolas. Claudia informou que foi feita uma licitação este ano para contratar um curso de inglês on line, onde 4.000 professores de 1º, 2º 3 º anos, que não são professores de inglês terão curso da língua gratuitamente.

Bilhete Único só será implantado no município do Rio após 2º turno eleitoral

A implantação do Bilhete Único no município do Rio de Janeiro foi adiada para o dia 06 de novembro. O benefício estava previsto para entrar em vigor no próximo dia 30, mas o prefeito da cidade, Eduardo Paes, optou por prolongar sua vigência para depois do 2º turno da eleição presidencial.

Através do bilhete, os passageiros que utilizarem o sistema de transporte público no município do Rio, estarão cobertos pelo benefício e num período de 2 horas, poderão realizar 2 viagens pagando apenas o valor de R$ 2,40.

No último dia (1), o bilhete completou oito meses de funcionamento no estado do Rio e de acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, até agora foram realizadas mais de 140 milhões de viagens e cerca de 1 milhão de pessoas já foram beneficiadas.

O Bilhete Único do estado atinge os vinte municípios que integram a região metropolitana e permite que, os passageiros utilizem até dois meios de transportes, sendo um deles intermunicipal, com um intervalo de até duas horas e meia entre o primeiro e o segundo embarque ao custo de R$ 4,40.

Atualmente existem 600 postos de compra de crédito. Para adquirir o cartão, basta se cadastrar através do site (www.riobilheteunico.com.br) ou ir até um dos pontos de atendimento da RioCard na Central do Brasil e no terminal João Goulart, em Niterói.