sábado, 17 de abril de 2010

A ASCENÇÃO DA MÚSICA SERTANEJA NAS GRANDES CIDADES, PRINCIPALMENTE ENTRE OS JOVENS



.

A MÚSICA SERTANEJA AOS POUCOS TOMA CONTA DAS CIDADES GRANDES. NO RIO, CADA VEZ MAIS ESSE ESTILO MUSICAL VEM GANHANDO ESPAÇO.

ESTÁ ENGANADO QUEM PENSA QUE ESSAS MÚSICAS ESTÃO TENDO SEU AUGE NA PERIFERIA, É NOS CENTROS URBANOS, MAIS ESPECIFICAMENTE NOS BAIRROS MAIS LUXUOSOS DA CIDADE QUE A TURMA SERTANEJA SE REUNE PARA OUVIR SEUS HITS COM MUITA ANIMAÇÃO.

A CIDADE ESTÁ REPLETA DESSA TURMA. SÃO VÁRIOS OS BARZINHOS QUE OFERECEM O RITMO SERTANEJO COMO OPÇÃO DE LAZER. É QUINTANEJA PRA CÁ, SEXTANEJA PRA LÁ, NÃO IMPORTA O DIA DA SEMANA, O QUE VALE MESMO É JUNTAR A GALERA E CURTIR O SOM EM QUALQUER CANTO DA CIDADE. HÁ QUEM AINDA PENSE QUE O RITMO SERTANEJO SE MANTENHA NO SEU ESTILO ORIGINAL: O SERTANEJO DE RAIZ, ORIGINÁRIO DO INTERIOR MINEIRO E DO NORDESTE COM CENÁRIO AO AR LIVRE, PESSOAS MAIS VELHAS E MODA DE VIOLA. O QUE ANTES ERA CONSIDERADO BREGA POR MUITOS JOVENS, HOJE É PARADA DE SUCESSO ENTRE OS MESMOS.

O RITMO SE MODERNIZOU, RECEBEU NOVA ROUPAGEM E HOJE É SUCESSO COMO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO, QUE ABRANGE UMA GRANDE PARCELA DOS JOVENS, A MAIOR PROVA DISSO SÃO AS PRÓPRIAS DUPLAS (A MÉDIA É DE 25 ANOS) QUE CADA VEZ MAIS CEDO SÃO ATRAÍDAS POR ESSE RITMO TÃO EMPOLGANTE.

O CENÁRIO É COMPLETAMENTE O OPOSTO: É POSSÍVEL CURTIR O RITMO EM BARZINHOS E MESMO NAS CASAS NOTURNAS. A ÚNICA COISA QUE SE MATÉM NO ESTILO ORIGINAL É O TRAJE. OS JOVENS ADERIRAM A VESTIMENTA CARACTERÍSTICA DO SERTANEJO E SAEM CARACTERIZADOS COM CHAPÉUS, BOTAS E CINTURÕES.

O RIO DE JANEIRO, QUE É CONHECIDO POR SER A CIDADE DO SAMBA E DO FUNK, ATUALMETE ESTÁ ADERINDO AO RITMO SERTANEJO, QUE TEM ESPAÇO CATIVO NO INTERIOR MINEIRO E NO NORDESTE.

OS JOVENS ESTÃO SENDO ATRAÍDOS POR ESSE RITMO DEVIDO A SUA MODERNIZAÇÃO. O QUE ANTES ERA CONSIDERADO BREGA, HOJE ESTÁ EM ASCENÇÃO NA CIDADE. OS DONOS DE CASAS NOTURNAS QUE INVESTIRAM NESSA INOVAÇÃO ESTÃO TENDO MUITO SUCESSO, POIS AS CASAS FICAM LOTADAS NOS DIAS DESSES EVENTOS EM TODA CIDADE.

2 comentários:

  1. Oi!

    Não sei se você ainda atualiza aqui, porque a última postagem já tem um tempinho..rs..

    enfim, colei a url desse seu texto aqui ó (http://migre.me/13LIW) lá no meu twitter, tem problema?

    Sou estudante de comunicação, estou no quarto período e não consigo um estágio. Todos pedem experiência, e isso pra mim não faz nenhum sentido =/

    Enfim, ler seu texto me deu gás pra continuar procurando, pois vi que não sou a única com dificuldades para encontrar. Também estudo comunicação porque AMO e fico meio chateada vendo pessoas que nem curtem tanto conseguindo um estágio. Mas, sei que minha hora vai chegar e tudo vai dar certo ^^

    Espero que você tenha conseguido seu estágio, e se não, desejo toooda a sorte do mundo! =)

    bjos, Dandara

    ResponderExcluir
  2. Acontece que fui criada em cidade do interior (Nova Venécia - ES)e ouvindo sertanejo raiz com moda de viola, fogueira, viola, triângulo, sanfona, pai e vô cantando, família no coro, noite fria estrelada e povo dançando até cansar.
    Hoje já velha de guerra (ui! isso aos 40 é de doer), na capital fluminense, descubro que o marido da minha prima é cantor sertanejo universitário. Léo Galardo.
    Um menino lindo de se ver e ouvir ressuscitando as canções da minha infância e lançando novas. Deu um orgulho, uma saudade...
    Muito bom falar e ouvir sobre isso. Mais ainda na minha amada cidade maravilhosa.
    Grata. Forever.

    ResponderExcluir