
- “A imagem da fome” é o título desta imagem registrada em 1980 em Uganda, país situado na África, e que nos causa grande indignação.
Imagem da miséria. Esse é um triste retrato da realidade que muitos ignoram e outros nem sequer sabem da sua existência. Criança passando fome! Sabemos bem que existem muitas e muitas como essa por esse Brasil a fora, porém o que não deveria acontecer é a sociedade se fechar no seu “mundinho” e não atentar para uma situação tão alarmante como essa.
Nos dias atuais ainda encontramos muitas situações como a retratada aqui: pessoas passando fome até a morte, na mais ampla e real literariedade da frase. Uns com tanto e outros com tão pouco. Falta solidariedade, falta companheirismo, falta dignidade, falta justiça.
O cenário em que se encontrava o Distrito de Karamoja era crítico: a desnutrição era crônica. 1980 foi um ano que sofreu a maior seca em relação aos cinco anos que o precederam e gerou uma grande crise humanitária. Os dois últimos anos registraram uma seca atrás da outra, seguidas de chuvas extraordinariamente fortes, com isso, o aumento do preço dos alimentos fez com que a comida disponível no mercado estivesse completamente fora das possibilidades de consumo da população. A crise humanitária de Karamoja é caracterizada por altos níveis de insegurança alimentar e taxas de desnutrição.
A World Press Photo é uma organização independente e sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã. Seu principal objetivo é apoiar e promover o fotojornalismo. Essa organização criou o mais importante concurso da modalidade de fotografia nos últimos 50 anos. A premiação é dividida em diversas categorias e a foto considerada mais importante é a “Foto do Ano”. Foi o caso da foto de Mike Wells que mostra a mão de uma criança faminta sobre a mão de um missionário que estava no país ajudando a população. A foto ficou parada por mais de 5 meses sem ser publicada por nenhuma mídia e posteriormente Mike ganhou um prêmio de imagem do ano, ele alegou sentir-se envergonhado pois não havia entrado em nenhum concurso, muito menos para ganhar um prêmio com fotos de pessoas que estavam a morrer de fome.●

É ainda crônico nos véus de ignorância do "povo-umbigolândia". Agora..a "cosmétika da fome" corre mais solta. A worldpress é uma sola na retina de muitos que possuem miopia intelectual avançada.
ResponderExcluirCriz..são atitudes assim...que o "nordeste do brazyl" foi retratado em diversos momentos das numerosas atitudes artisticas. O betinho fez muito e morreu de tanto fazer e a MISÉRIA SA, sucumbiu no seu dever. Chega de fazer MACUMBA para o gringo ver..e dar passeio "na Roça",fingindo que tudo se colhe, fazendo por lá..!! O Brazyl..é o vértice das culturas..!!