terça-feira, 23 de junho de 2009

Triste retrato da realidade




  • “A imagem da fome” é o título desta imagem registrada em 1980 em Uganda, país situado na África, e que nos causa grande indignação.

Imagem da miséria. Esse é um triste retrato da realidade que muitos ignoram e outros nem sequer sabem da sua existência. Criança passando fome! Sabemos bem que existem muitas e muitas como essa por esse Brasil a fora, porém o que não deveria acontecer é a sociedade se fechar no seu “mundinho” e não atentar para uma situação tão alarmante como essa.


Nos dias atuais ainda encontramos muitas situações como a retratada aqui: pessoas passando fome até a morte, na mais ampla e real literariedade da frase. Uns com tanto e outros com tão pouco. Falta solidariedade, falta companheirismo, falta dignidade, falta justiça.


O cenário em que se encontrava o Distrito de Karamoja era crítico: a desnutrição era crônica. 1980 foi um ano que sofreu a maior seca em relação aos cinco anos que o precederam e gerou uma grande crise humanitária. Os dois últimos anos registraram uma seca atrás da outra, seguidas de chuvas extraordinariamente fortes, com isso, o aumento do preço dos alimentos fez com que a comida disponível no mercado estivesse completamente fora das possibilidades de consumo da população. A crise humanitária de Karamoja é caracterizada por altos níveis de insegurança alimentar e taxas de desnutrição.


A World Press Photo é uma organização independente e sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã. Seu principal objetivo é apoiar e promover o fotojornalismo. Essa organização criou o mais importante concurso da modalidade de fotografia nos últimos 50 anos. A premiação é dividida em diversas categorias e a foto considerada mais importante é a “Foto do Ano”. Foi o caso da foto de Mike Wells que mostra a mão de uma criança faminta sobre a mão de um missionário que estava no país ajudando a população. A foto ficou parada por mais de 5 meses sem ser publicada por nenhuma mídia e posteriormente Mike ganhou um prêmio de imagem do ano, ele alegou sentir-se envergonhado pois não havia entrado em nenhum concurso, muito menos para ganhar um prêmio com fotos de pessoas que estavam a morrer de fome.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Final de período


Sabe aquela época em que você fica nervoso, tenso, preocupado, ansioso?


Pois é, final de período é assim, desse jeitinho mesmo, a gente fica com esse misto de emoções, querendo que as provas comecem e terminem logo.

são dias estudando para as provas e muitas vezes 1 dia é o tempo disponível, já que nessa época as provas são marcadas uma atrás da outra, é a terrível semana de provas: você chega de uma prova e já tem que estudar para a do dia seguinte e assim é até o fim da semana. E as horas dedicadas a realização dos trabalhos acadêmicos? se for de LIAV então, nem se fala -> 24 horas só para começar a entender a 1ª questão, ir dormir às 4 da manhã, acordar no dia seguinte bem cedinho para concluir as "estéticas" e terminar 5 minutos antes do prazo de entrega, mas a satisfação em ver o trabalho pronto, Não tem preço (ah... ainda sem contar a ansiedade de saber a nota)
porém a correria desse período logo tem a recompensa, aí vem as férias, as tão merecidas férias acadêmicas, período de sair, se distrair, passear, não pensar em nada, ouvir música, escrever, mudar a arrumação do quarto, viajar, gastar o tempo na internet, botar a fofoca em dia, tirar fotos (se bem que com ou sem provas isso acontece, as FOTOS)... Nesse período conseguimos até nos interar do que está acontecendo em todas as novelas da Globo.

Então pra estrear o meu blog com época de ouro, vim registrar a 1ª matéria, faltando poucos dias para as tão sonhadas férias! ;)